Criativo da semana

Mazé Oliveira

Atriz, produtora e facilitadora de processos. Com pós-graduação em Planejamento e Gestão Cultural pela Universidade de Cuiabá – UNIC e formação avançada em Projetos Culturais pelo MinC/FGV. Traz na bagagem mais de 10 anos de formação e experiências práticas na elaboração, produção, gestão e prestação de contas de projetos artísticos.

O objetivo sempre foi ajudar a mudar a realidade de artistas e produtores culturais com educação empreendedora, e sempre com um olhar para a realidade das mulheres nesse mercado, não podia faltar nesse receita: afeto, uma pitada de bom humor, um tiquinho de inspiração, instinto e muita criatividade.

Mas isso começou bem antes, lá atrás, quando eu tinha 16 anos e decidi que queria ser artista, por conta do curso de teatro da ETF/MT. Terminei o curso técnico em secretariado, me graduei bióloga na UFMT e lá se foram mais de sete anos de muitas experiências no Teatro Anima e muitas crises e conflitos familiares até entenderem que aquilo não era brincadeira de adolescente.

Decidi logo cedo que a vida profissional seria construída em torno da arte, e tinha consciência que não seria algo simples e fácil assim, afinal como seria viver de arte nesse mundão do Mato Grosso (se pelo menos fosse Sampa ou Rio pensava…teria mais chances?!). Mas no teatro além de aprender os rudimentos das artes cênicas, fui construindo habilidades que me permitiram ampliar o campo de visão e expandir as vontades. Aprendi que podia ser qualquer coisa que quisesse e continuei querendo ser artista.

Mudei de ares, buscando sempre mais aprendizado e experiências que pudessem agregar um diferencial e entre idas e vindas, tropeços e acertos, mais de uma década se passou e descobri outras potencialidades, outros caminhos que me trouxeram onde estou hoje. Readequei a rota e me tornei empreendedora cultural, produtora, gestora de projetos, e continuo sendo atriz, essas coisas não se perdem assim e nem a vontade de aprender.

Descobri nesse tempo de contínuo aprendizado o quão árido era esse universo do “empreender cultura”, e que falta fazia uma linguagem mais simples e amigável sobre o tema para os artistas. Queria montar o meu próprio negócio, só não sabia como, mas já tinha uma vaga ideia do que exatamente seria o tal empreendimento. E cá estou, buscando formas alternativas e mais palatáveis para ajudar artistas e produtoras, a colocar seus projetos e sonhos em prática.

Assim foi sendo gestado o Acessa Cultura – Conectando Vivências, um site que agrega conteúdo e capacitação, criado para ocupar esse universo ainda em desenvolvimento no mercado digital e que é feito por e para artistas e produtoras,  em busca de um lugar ao sol.

A ideia já vinha sendo maturada a alguns anos, enquanto acompanhava o surgimento de um mercado nascente cada vez mais em ascensão, com um custo-benefício muito atraente em comparação ao modelo formal, um negócio que está mudando a forma como as pessoas se relacionam, aprendem, e criam empreendimentos, esse mercado é o digital.

Com o surgimento da Covid19, da quarentena e tudo o mais que aconteceu, a ideia de um negócio on-line se fortaleceu e a Lei Aldir Blanc foi o motor que acelerou a decisão definitiva de construir algo necessário, factível, que atendesse uma demanda reprimida e pudesse ser sustentável a curto e médio prazo.

O Acessa Cultura vem para ser esse espaço de compartilhamento de conhecimentos, intercâmbio de informações e fortalecimento de uma cadeia produtiva que vem sofrendo nos últimos meses com o impacto da pandemia e suas consequências. Vem para ser uma alternativa em meio ao caos imposto.

O projeto traz uma equipe de técnicos e profissionais da cultura trabalhando para o melhor resultado, bem como colaboradoras convidadas especialmente para o desenvolvimento dos conteúdos do site. Com lançamento previsto para abril, o site trará conteúdo específico para o setor artístico e foi pensado para ser um espaço de capacitação também, onde serão realizados cursos de qualificação e muito mais!

Queremos com isso criar um movimento e mobilizar a classe artística, em especial as mulheres, para refletir esse novo espaço que é o digital e como podemos extrair dele novas oportunidades de trabalho e transformar esse ambiente virtual em aliado das nossas produções.

No mais é aguardar! Temos muito trabalho pela frente e o tempo urge! Esperamos que apreciem pois está sendo construído com muito cuidado e carinho para vocês.

Por uma cultura acessível, sempre!