Pular para o conteúdo

FESTIVAIS

Festival Baguncinha 2025 celebra o “Orgulho de Pertencer” com grandes atrações e compromisso com inclusão

Com apoio da Secel-MT, o evento chega à sua 4ª edição com expectativa de 8 mil pessoas, valorizando artistas locais e nacionais, além de ações de diversidade, economia criativa e impacto social.
Ana Clara Xavier |MT Criativo
Festival Baguncinha 2024 - Divulgação
Festival Baguncinha 2024 - Divulgação

O MT Criativo esteve presente na coletiva de imprensa do Festival Baguncinha que ocorreu nesta quinta-feira (03.07) onde informações essenciais sobre o evento foram divulgadas e o festival, que será realizado na Arena Pantanal, com apoio da SECEL, já repercute, em sua quarta edição, como um evento que promete ser um grande sucesso.

Com o tema “Orgulho de Pertencer”, o Festival Baguncinha será realizado no próximo 12 de julho, das 18h às 4h, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Consolidado como um dos maiores festivais independentes do estado, o evento chega à sua quarta edição com uma programação diversa e estrutura completa.

A coletiva de imprensa, realizada na última quinta-feira (03/07), apresentou os detalhes da programação e infra estrutura: dois palcos: Baguncinha e Eletrônico, praça de alimentação, feiras de economia criativa, banheiros privativos, estacionamento próprio e área PCD, garantindo acessibilidade e conforto ao público. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 8 mil pessoas. O evento também contará com uma programação especial de slackline e intervenções de grafite, onde foi divulgado que artistas do país inteiro irão ao festival e preparar um muro grafitado especialmente para os participantes da festa.

A programação inclui 17 atrações e 24 convidados. Além do destaque para os headliners Linniker e Djonga, a grade é formada por artistas e coletivos do Centro-Oeste, reforçando o objetivo do festival de valorizar a cena cultural local e regional. Conheça os artistas presentes no evento e seus palcos:

Palco Baguncinha

Palco Eletrônico

Sépiazul

Ramsay

Pri Pires 

Peve

Pacha Ana

Eli Iwasa

Djonga

Gupazz

Banda Calorosa e Paulo Monarco

Stival

Foguinho

Vegas (techno set)

Liniker

Arthur Prochnow

FX O Gênio e Ramaciote convidam Ahgave

 

DJ Brum convida Mean Girls

 

DJ Kuririn convida MC Mestrão e MC Dinero

 

 

Ações sociais e compromisso com a diversidade

Reforçando seu caráter inclusivo, o festival irá distribuir 550 ingressos sociais, destinados a:

  • 100 pessoas com deficiência (via instituições sociais);

     

  • 100 jovens negros em situação de vulnerabilidade social;

     

  • 100 estudantes do IFMT e UFMT (cursos de Eventos, Comunicação e Jornalismo);

     

  • 100 jovens indígenas;

     

  • 100 pessoas atendidas por programas da Secretaria de Estado de Assistência Social (Setasc-MT);

     

  • 150 pessoas trans — grupo que tem gratuidade garantida desde a primeira edição do festival.

     

O evento contará com uma intérprete de Libras no palco principal e uma estrutura com acesso adaptado para PCD, e também contará com ações de plantio de árvores para compensação ambiental.

Fomento cultural e impacto econômico

De acordo com o Observatório de Cultura de Mato Grosso, cada R$ 1,00 investido no Baguncinha gera um retorno de R$ 7,10 para a economia local, movimentando a cadeia produtiva da cultura, e de diversos setores como hotelaria, gastronomia, transporte e impulsionando o turismo, valorizando pequenos empreendedores e fortalecendo o cenário criativo regional.

A equipe SUMAC, empreendimento acelerado pelo programa Move_MT da Secel em parceria com o Instituto Futuros, por meio do Programa MT Criativo, em coletiva, se autodenominam como “aceleradores culturais”, que criam elos entre o artista e o público consumidor final em três etapas: Capacitação, produção e divulgação dos artistas. Divulgaram que com o apoio da Secel-MT divulgaram mais de 20 artistas em um ano e esperam aumentar essa estatística ano após ano.

O Festival Baguncinha é realizado pela Casa Sumac e Ápice Produções, o evento conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), patrocínio do SICREDI e de marcas privadas como, Petra, TNT, Beats, Guaraná Antártica, Color Gin e Stamp e parcerias com diversas instituições públicas e culturais.