CINEMA
Longa-metragem produzido em Cuiabá é o grande destaque da Mostra Competitiva do Festival de Gramado
“Cinco Tipos de Medo”, do diretor cuiabano Bruno Bini, é o primeiro filme de Mato Grosso a concorrer e ganhar na categoria principal do evento.

O cinema mato-grossense alcançou um novo patamar com a seleção do filme “Cinco Tipos de Medo” para a Mostra Competitiva Nacional da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que aconteceu entre os dias 13 e 23 de agosto, no Rio Grande do Sul. O festival movimentou a Serra Gaúcha com 11 dias de evento, que reuniu cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público estimado em 40 mil pessoas.
O longa-metragem dirigido por Bruno Bini se destacou levando para casa quatro prêmios:
- Melhor filme: Cinco Tipos de Medo
- Melhor Montagem: Bruno Bini
- Melhor ator coadjuvante: Xamã
- Melhor roteiro: Bruno Bini
O longa, dirigido por Bruno Bini, tem roteiro inspirado em acontecimentos reais e ambientação em bairros da capital. A narrativa gira em torno de Murilo (João Vitor Silva), que se vê envolvido em um triângulo amoroso com Marlene (Bella Campos) e Sapinho (Xamã), um traficante que, ao ser preso, mobiliza figuras da comunidade e do sistema judiciário. A história retrata os conflitos sociais e morais vividos por personagens de uma periferia marcada por disputas de território e diferentes visões sobre justiça.
A conquista é resultado direto do talento da equipe criativa e também conta com consolidação de políticas públicas voltadas ao audiovisual em Mato Grosso. O projeto recebeu apoio de dois editais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT):
- Edital de Seleção de Projetos na Área do Audiovisual SEC/MT/001/2017, realizado em parceria com a Ancine, com foco em fomentar produções fora dos grandes polos audiovisuais;
- Edital Cinemotion – Nº 02/2024/SECEL/MT – Edição Lei Paulo Gustavo, voltado ao licenciamento de obras audiovisuais mato-grossenses, por meio da política nacional de fomento descentralizado;
A seleção do filme no festival de Gramado demonstra o potencial criativo existente em Mato Grosso e abre espaço para que mais profissionais da região alcancem projeção nacional.
A Superintendente de Economia Criativa, Keiko Okamura, declara: “A partir de agora a produção audiovisual de Mato Grosso está visível ao mundo, um grande legado do Diretor Bruno Bini com os prêmios do filme “Cinco tipos de medo”, assim como toda a equipe. Esse acontecimento inédito com certeza marca uma nova trajetória para o audiovisual de nosso estado, com grandes possibilidade de distribuição e de novos prêmios para os realizadores mato-grossenses, nós sabemos do potencial daqui, agora isso ampliou de forma significativa para fora do Estado, é um investimento importante e necessário de um setor que promove o desenvolvimento para Mato Grosso”.
A exibição do longa na competição principal é, antes de tudo, um reconhecimento à trajetória dos profissionais envolvidos e à potência das histórias contadas a partir do Centro-Oeste. Um feito inédito para o estado, e um convite para que o Brasil volte os olhos ao cinema produzido em todos os estados.