Pular para o conteúdo

criativo da semana

“Iniciei nas práticas teatrais em 2000 no Grupo Jaboti de Djalma Maciel, depois segui para Trupe Boca de Cena de Odinamar Borges e Grupo Téspis de Toni Nicolas. Depois dessas experiências, inquieto, querendo estruturar algumas práticas que estava estudando, fundei em 2006 o Grupo Tibanaré no bairro Tijucal, periferia da região do Coxipó de Cuiabá/MT.
No início foi muito complicado se inserir no mercado cultural, sofríamos com o preconceito, a falta de oportunidade e a dificuldade financeira que atrapalhava a investir inteiramente no grupo e na vida, entretanto, a cada momento de queda, permanecíamos resistentes e quando começou a cair dinheiro no caixa do grupo, investíamos nos espetáculos e no fortalecimento profissional. Nunca fui de desistir dos meus objetivos, quando muitos pensavam que não ia dar certo, eu seguia o caminho contrário, obviamente, minha persistência não é um resultado solitário, a minha história está conectada com várias pessoas que entraram com seus sonhos e toparam surfar nesta aérea ainda muito instável.”

Jefferson Jarcem

Ator, Palhaço, Diretor Teatral, Preparador de elenco, Instrutor de teatro e palhaçaria, focado na formação e instrumentalização de atores. Tem formação superior em Licenciatura em Teatro pela Universidade de Brasília UnB e técnico em Artes Dramáticas pelo Senac/MT. Foi formador do Curso de Direção Teatral da MT Escola de Teatro (UNEMAT – Universidade de Mato Grosso). Estudou no Tao Filmes de Atuação e Coach para Cinema e Mídias Digitais (Brasília). Atualmente estuda no curso de formação em Teatro Digital realizado pela Rubim Produções (Minas Gerais) e Ministério do Turismo. É um dos fundadores do Grupo Tibanaré, atuando como formador de elenco, direção, dramaturgia e direcionamento dos treinamentos, das pesquisas e investigações para as criações. É também um dos idealizadores e coordenador do Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua, com três edições já realizadas. Coordena o projeto de formação teatral Núcleo de Teatro Tibanaré e o intercâmbio Florescendo Relações. Trabalhou no setor técnico do teatro do SESC Arsenal/MT durante dois anos. Acompanhando os principais artistas independentes, grupos e companhias nacionais e internacionais. Além de atuar no teatro, tem também trabalhos realizados em direção cênica na área da dança, literatura e circo. Na área do audiovisual participou de curtas, longas, séries, atuou como preparador de elenco do Latitude Filmes e atuou na série “O Pantanal e outros bichos”. As suas três últimas participações foram, o Piloto da Série “Tem que ser agora”, da Latitude Filmes, “Bala Perdida”, do Nico e Lau produções, “O Hospede Estrangeiro”, da HBO Internacional.