criativo da semana

RICARDO PORTO é músico, educador musical, violonista,  guitarrista formado no curso de Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso.

É professor da disciplina de música na escola Livre Porto, no qual desempenha a função de regente do coral das turmas do Ensino Médio. No ano de 2010, foi responsável pela direção musical dos espetáculos Dom Gil das Calças Verdes (9° ano) e o Berço do Herói (3° ano/Ensino médio), organizados pela escola. Neste mesmo ano atuou como estagiário na unidade Sesc Arsenal, desenvolvendo atividades de musicalização infantil e regência coral, participando do processo da montagem do espetáculo Dó, Ré, Mi, Fá – Poesia pra Cantar. No ano seguinte, assumiu a regência da outra edição do mesmo projeto.

De 2012-2014 atuou como professor dos cursos de violão e como regente da Orquestra de Cordas Dedilhadas do SESC Arsenal. No ano de 2011 esteve à frente do Coral Infantil do SESC Arsenal. Durante os anos de 2010-2011 foi professor de violão da Escola de Artes – UFMT, realizando junto a instituição apresentações musicais no Mestre in Concert e ImaginARTE. Desde 2008 é músico acompanhador e arranjador vocal da Cia de Teatro Mosaico nos espetáculos Auto da Estrela Guia, Sambalelê, Caravana da Ilusão e Anjo Negro, viajando pelas cidades de Curitiba, Palmas, Rio Branco, Belém do Pará e cidades do interior de Mato Grosso. 

Como acadêmico sempre esteve envolvido nas atividades oferecidas pela instituição, sendo orientado pela Prof.ª Dr. Terezinha Prada como monitor da disciplina de violão e bolsista da Orquestra de Violões UFMT, e com este grupo apresentou na III Bienal de Música Contemporânea.  Também como bolsista frequentou o Coral UFMT sob a regência de Dorit Kolling, participando de temporadas importantes deste grupo com concertos em São Paulo, Minas Gerais e Uruguai. 

Preocupado com sua formação e buscando potencializar sua atuação tanto como violonista como educador musical que é, sempre buscou conhecimento participando de eventos como: Oficina de Violão na Semana da Música no SESC Arsenal (2013-2014),X Encontro de Danças Circulares (São Paulo-2011), Painel de Regência FUNARTE (Cuiabá-2010), Pedagogia Dalcroze – Uma educação por e para música (São Paulo-2010), III Painel de Regência Coral (Cuiabá-2008), 13° Curso Internacional de Verão (Brasilia-2009), Curso de Regência Coral  (Cuiabá-2006), entre outros. 

De 2014 a 2016 foi aluno do violonista, arranjador e compositor Victor Castro, músico nascido em Portugal e formado pelo Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, onde estudou com renomes entre os violonistas eruditos internacionais como Steven Rings, Thimothi Jonhson, Miles D. Barford e Eddy Goldz.

Desde 2017 desenvolve suas habilidade de produção musical e arranjos em aplicativos (DAW) para smartphones e tablets. Seus estudos no desenvolvimento do processo de produção o levaram a buscar conhecimento em cursos a distância.

Em 2018 foi professor de sonoplastia e trilha sonora para animações pelo Projeto Itinerante do SESC Arsenal em Cuiabá, foi formador em sonoplastia na MT Escola de Teatro e foi Sonoplasta da peça teatral/audiovisual ‘Progresso’ com a atuação de Ivan Belém, produção de Luiz Marchetti e texto de Eduardo Mahon. Estes trabalhos consolidam cada vez mais sua carreira na produção de áudio.

Em 2019 foi Sonoplasta da peça ‘No domingo ele vem nos visitar’ de E. Mahon e produção de Luiz Marchetti. Além disso, foi responsável pela gravação dos Cururueiros, das Rezadeiras e dos grupos de siriri da cidade de Poconé, comunidade Bitencourt, da Comunidade de São Pedro de Joselandi e Laranjal. Ao mesmo tempo, fez a produção musical do jingle da Escola Livre Porto Cuiabá. 

Hoje atua como produtor musical, compositor, formador na oficina de criação de podcast da Rádio Jovem do SESC Poconé. Atua, também, como guitarrista e compositor na banda ¡Tcha por Dios!

Ricardo Porto

(65)99639-4275

ricardoportomt@gmail.com