Criativo da Semana

HIASMYN L.

Trajetória

Hiasmyn L. possui formação em Psicologia e atuação em contextos empresariais e culturais desde 2014.

Nas artes visuais, começou com ilustrações em aquarela e participações em feiras de cultura da capital, Cuiabá, em 2014.

Já dirigiu um restaurante, coordenou a abertura de um café cultural e hoje dedica-se a gestão do seu estúdio de tatuagem, em conjunto com uma pequena galeria de arte, fomentando o trabalho de outras artistas.

Seus trabalhos com a aquarela migraram para as artes em acrílico, aplicação em tela e uso de colagens e lambes, usando material de reciclagem ou inutilizado, pensando a utilização de papéis que não são nobres na produção de arte, como papelão e papel craft.

Tem experiência em intervenções urbanas com Lambe-lambes e pixos.

Hoje explora desenhos e trabalhos autorais, voltados para o desenho digital e as tatuagens.

Seu trabalho tem referenciação na cultura negra e, de forma majoritária, retrata mulheres e questões relacionadas ao feminismo.

As dificuldades no caminho

Eu sinto que sempre estive resistindo, e acho que toda mulher negra vai entender do que eu estou falando. É uma luta diária e que não acaba.

O meu trabalho muito cedo se voltou para apoiar e fortalecer outras mulheres, e foi nesse contato que eu consegui prosperar e sobreviver às dinâmicas da vida.

O racismo e machismo são o obstáculo maior, e que eu sei que sempre enfrentarei, mas com certeza a pandemia agravou as dificuldades de produzir e trabalhar.

Mulheres foram as principais atingidas pelas consequências econômicas da pandemia do novo coronavírus, os retrocessos em suas carreiras podem significar a perda de todos os avanços conquistados nas últimas décadas.

Dois agravantes se assomam a essa especificidade: as mulheres das Américas são as mais atingidas, e as mães são as que mais tiveram suas carreiras atrasadas.

Passar pela pandemia foi e é o maior desafio que eu já vivi.

Mas foi a necessidade de sobreviver a esse desafio que me fez encontrar forças, de novo nas mulheres que me cercam, e voltar meu trabalho ao apoio de outras mulheres.

O que vem por ai

Entendendo a necessidade de abraçar e até de ser abraçada por outras mulheres, meu trabalho se voltou para o fortalecimento e profissionalização de outras mulheres, para alavancar e fortalecer as nossas carreiras.

Por isso dois projetos estão sendo criados, o Projeto Partilha, que visa fortalecer e capacitar mulheres que trabalhem no setor de gestão de produção cultural, e a retomada da Casa de Vênus, que volta trabalhando com formações profissionais, e visando capacitar negócios femininos, voltando a atuação para o mundo digital.

Ambos os projetos possibilitam que diferentes mulheres (já segregadas dos contextos econômicos) possam se profissionalizar e alavancar suas carreiras, o que impacta os seus contextos sociais e financeiros, mas também faz com que os valores desses negócios possa alcançar mais pessoas, gerando mais impacto nas mudanças de consumo.

Hoje eu percebo que a união das expertises da Psicologia organizacional, aplicada à Gestão de carreira, com o processo de Gestão Cultural, entendendo também as estratégias de comunicação e publicidade, cria um potencial inovador com oportunidade de alterar a realidade das artistas locais.

hiasmynlorraynne@gmail.com