Pular para o conteúdo

criativo da semana

Varanda Botânica

Nascida no bairro do Porto, a Varanda Botânica é um laboratório de experimentos botânico-artístico que busca incentivar o cultivo de plantas nos espaços habitados. Pelas mãos zelosas de sua idealizadora, Julia Muxfeldt, as mudinhas, arranjos e kokedamas são cuidados e preparados com uma mescla de conhecimentos adquiridos tanto em pesquisas, quanto no dia a dia com a observação do processo de adaptação das plantas ao clima cuiabano. 

Julia sempre teve a arte e a natureza como guias em sua vida, alinhadas ao ímpeto constante de empreender. Seu primeiro contato com a arte veio através da música, que se dedicou durante a adolescência. Com 18 anos decidiu que seria fotógrafa, tornando-se uma das pioneiras em Cuiabá/MT em ensaios de recém-nascidos (Newborn), ciclo que teve fim em 2018. Atualmente, além do cuidado com as plantas, dedica-se aos registros de famílias e partos humanizados. 

O cultivo de plantas sempre foi também uma de suas paixões e teve com suas avós os primeiros ensinamentos sobre os cuidados com as verdinhas. Com a necessidade de reclusão ao seu espaço de morada, em decorrência da pandemia, passou a dedicar mais tempo e atenção ao cultivo de suas próprias plantas e criações botânicas. Nesse tempo “livre” em casa, devido ao impacto da COVID-19, foi possível repensar seu rumo profissional.  O produto inicial foi a kokedama, uma técnica japonesa que era pouco explorada em Cuiabá/MT, e foi expandindo em pouco tempo para a criação de arranjos florais e seleção de plantas envasadas. Entre erros e acertos, nasceu a Varanda, um espaço que se tornou sua principal fonte de renda e expressão artística no contexto atual.

Com a pandemia, e a consequente reclusão social delimitada às residências, houve o despertar da necessidade de um olhar mais humanizado e de cuidados para com os ambientes habitados. Nos processos criativos do ateliê, tanto os produtos de fabricação própria, quanto os selecionados pela curadoria, têm garantia de originalidade. Sempre priorizando o cuidado de um atendimento personalizado, apresentação de formas sustentáveis para cultivo e administração de soluções práticas para manutenção das plantas e arranjos.

Insta: @varandabotanica

(65) 99905-5676

varandabotanica@gmail.com