CRIATIVO DA SEMANA

SÍTIO FLORES

Sítio Flores está localizado em um fragmento de mata há 15 km da cidade de Alta Floresta/MT, na Com. Nossa Srª de Guadalupe. Desenvolve atividades de turismo de vivência, oficinas de bioconstrução, saneamento ecológico, alimentação natural, etc. Possui uma Cozinha Vegetariana, com opções veganas. Também realizamos atividades Culturais, como aulas de Capoeira Angola, de musicalização, artes circenses. Saraus Culturais, espetáculos teatrais, shows, etc. Possui instalações para hospedagem em redário e camping. O Sítio possui também um amplo espaço pra reuniões e eventos, com capacidade para cerca de 60 pessoas. As infra-estruturas são bioconstruídas, com saneamento ecológico, harmonizando com o ambiente de floresta que as rodeiam. Possui trilha ecológica para caminhada e observação da abundante fauna local.
Buscamos oferecer uma agradável experiência seja descansando ou trabalhando nas vivências. Sejam Bem Vindes

Histórico/trajetória/ desafios atuais e novas perspectivas.

O Sítio Flores é uma propriedade agroecológica que nasce, como empreendimento, em 2017, uma das maiores motivação para desenvolvê-lo foi partir do próprio local de moradia, onde atividades diversas fossem desenvolvidas no próprio sítio e em família. Trouxemos esse sonho pra construção do formato de atuação profissional. Aproveitando o potencial atrativo da pluralidade dos empreendimentos da comunidade, atrelado ao Sítio Flores, onde a diversidade de animais silvestres  é abundante e a estruturação de todas as instalações são bioconstruídas e com soluções ecológicas/sustentáveis para resíduos, resolvemos potencializá-lo ainda mais com a construção de uma cozinha industrial e um espaço de convivência equipado com banheiros ecológicos e redário, a fim de fortalecer o empreendimento e catalisar as ações turístico/culturais da comunidade, bem como fortalecer os empreendimentos vizinhos. Assim o sítio começa a receber diversos eventos como reuniões, eventos coorporativos, confraternizações, cursos, vivências, mutirões, eventos artísticos e visitação, sempre associada ao serviço de alimentação. Desde então, a atividade gastronômica tem criado a sua identidade através da oferta de produtos integrais, produzidos com ingredientes: locais, de produção agroecológica, de sistemas agroflorestais, plantas alimentícias não convencionais (PANC) e orgânicos sempre que possível, vegetariano sem glúten e veganos.

A comercialização (antes da pandemia) também era feita em parceria com outros atores locais, na área urbana da cidade. Através dessas parcerias eram realizados Saraus mensais, que unia a culinária, comercialização solidária e arte sendo estendida eventualmente para o espaço de convivência do Sítio Flores onde evidenciava o potencial turístico destas ações, e nos dava um apontamento para o leque de atividades que era possível desenvolver a partir do Sítio.

Tem sido um grande desafio modelar o empreendimento, nesse período onde as ações/atividades, por questões de segurança sanitária, não podem ser pensadas para atender um numero maior de pessoas, a fim de viabilizar as atividades logística e financeiramente.

A expectativa para o ano de 2021 é ampliar as atividades voltadas ao turismo. Possibilitando que mais pessoas, em grupos menores, visitem o espaço do Sítio, usufruindo dos serviços de turismo de vivência, gastronômico e cultural.

Fazer a gestão de um empreendimento com atividades diversas e complementares, tem nos colocado em movimento, em especial a fim de desenvolver capacidade de uso de ferramentas de social mídia para dar esse novo rumo ao negócio. Vemos no desafio de fazer essa gestão também o grande potencial de inovação do empreendimento de ser atrativo justamente por conta da possibilidade de oferta de diversos produtos e serviços, em um lugar agradável, em conexão com a fauna e flora local.