Pular para o conteúdo

Criativo da Semana

Upcycling e Customização: aliadas da sustentabilidade

O Projeto “Upcycling e Customização: aliadas da sustentabilidade” foi idealizado para apresentar os processos de Upcycling e customização como meio para a criação e desenvolvimento de produtos diferenciados, como uma proposta de Moda Sustentável. O projeto é apoiado por meio da lei de incentivo à cultura Aldir Blanc – MT Criativo, objetivando envolver os interessados dos diferentes seguimentos da Moda, Arte, Sustentabilidade e trabalhos artesanais manuais, incentivando novas ideais. 
           Os processos de upcycling e customização são baseados na transformação de materiais e resíduos inicialmente considerados sem uso em matéria-prima para a confecção de novas peças do vestuário e acessórios para composição do Look. As instrutoras Jane Klitzke e Verena Fazolo irão abordar upcycling e customização em uma oficina de 16 horas dividida em 5 módulos, disponibilizada no canal aberto do Youtube. Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de conhecer as etapas de criação, modelagem, encaixe e corte, confecção e acabamento das peças desenvolvidas.

Como parte também do projeto, um book digital será desenvolvido para apresentação dos processos trabalhados nos módulos da oficina e os produtos confeccionados. O book digital permitirá disseminar o projeto “Upcycling e Customização: aliadas da sustentabilidade” e seus resultados amplamente, demonstrando que a incorporação dos processos upcycling e customização fazem a moda mais sustentável. 

O projeto também irá oferecer como contra partida a palestra “Moda & Sustentabilidade: Um Encontro Inevitável” para abordar as mudanças atuais na forma de pensar dos consumidores e o posicionamento das empresas no mercado da Moda. A palestra acontecerá no dia 19/03, às 19 horas, por meio de plataforma virtual (divulgada oportunamente na peça publicitária), com o palestrante Rodrigo Nunes Matos.