WORLD CREATIVITY DAY

  • Notícias

128 cidades comemoram o Dia Mundial da Criatividade

Festival global que nasceu no Brasil distribuirá 112 mil bolsas de estudo no país por acreditar no processo de aprendizagem contínua como papel importante para a retomada da economia pós-pandemia

O World Creativity Day é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e vai ocorrer simultaneamente em 128 cidades de18 países nos dias 21 e 22 de abril. Para este ano, o evento global terá o tema Novo Mundo, Novas Habilidades e terá a maior feira de experiências educacionais criativas com a intenção de acelerar o desenvolvimento docapital humano com foco nas 10 principais habilidades para o futuro apresentadas pelo Fórum Econômico Mundial. No Brasil, o World Creativity Day está liderando a maior campanha de doação de bolsas de estudos já realizada com o apoio de algumas das melhores e mais influentes escolas de cursos livres do país. Serão 112.695 bolsas de até 100%, com o objetivo de ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede.

Chegando à 4ª edição, o evento tornou-se mundialmente conhecido após a ONU ter estabelecido o Dia Mundial da Criatividade e Inovação em seu calendário oficial em 2017. Em 2021, o festival será online e o palco principal aberto pela plataforma YouTube com a participação de representantes da UNESCO e palestras de especialistas da Singularity University, The School of Life, entre outras.  E também oferecerá mais de 1.500 atividades simultâneas através do aplicativo Dia da Criatividade, disponível para iOS e Android. Tudo produzido por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 18 países, consolidando a data como a maior experiência imersiva do planeta com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia.

“Estamos diante de uma mudança de paradigma na qual a retomada da confiança pós-pandemia deve servir como um catalisador para uma revolução na aprendizagem que garanta a transição para uma economia digital e de baixo carbono garantindo emprego e renda para todos através da criatividade”, avalia o idealizador e diretor-geral do World Creative Day, Lucas Foster.

O coronavírus acelerou a automação do trabalho e o Fórum Econômico Mundial chamou a atenção para o risco de uma nova geração perdida. Desse modo, emprego e geração de renda serão tão importantes quanto o combate à doença a partir de agora. Muitas pessoas estão com medo de perder seus empregos e tantas outras tiveram que empreender. Por isso o desenvolvimento de novas habilidades é tão importante. Seja para garantir a empregabilidade ou para fazer o novo negócio dar certo.

“O Fórum Econômico Mundial lançou o movimento Reskilling Revolution, cujo foco é impactar 1 bilhão de pessoas até 2030 no desenvolvimento de novas habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, criatividade e originalidade, liderança e influência social”, reforça Foster. “Decidimos apoiar a nova educação para o desenvolvimento de habilidades do futuro como forma de ampliar a capacidade criativa  da sociedade, recriando o desenvolvimento social econômico pautado pela sustentabilidade e pelo conhecimento em rede”. Além das 10 sugeridas pelo órgão internacional, a World Creative Organization optou por incluir outras três categorias que consideram fundamentais: consciência ambiental, interdependência e regeneração, respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais, e artes, técnicas e expressão artística

Bolsas de estudo podem chegar a 100% nas escolas criativas parceiras

Depois do evento online totalmente gratuito nos dias 21 e 22 de abril, os participantes poderão ter acesso a bolsas de estudos que podem chegar a 100% de desconto nos cursos livres oferecidos pelas escolas parceiras do Dia Mundial da Criatividade, como a Singularity University, Doméstika, a Descola, a ECHOS, a Saibalá,Perestroika e The School of LIfe. Serão até 111 mil bolsas, o equivalente a R$ 14 milhões doados em bolsas de estudo mostrando que as escolas apoiam a causa e a comunidade do World Creativity Day. Basta utilizar o código de participação  nas atividades dos dias 21 e 22 para acessar a plataforma Creative Card.

A World Creativity Organization é responsável pelo World Creativity Day e acredita que empregabilidade e geração de renda serão a causa mais importante do ano. Por isso, aliou-se ao programa do Fórum Econômico Mundial e irá fazer sua revolução criativa pela educação para as novas habilidades.

As escolas criativas participantes que aderiram à causa

Freela School; Digital House; Echos; Escola de Criatividade; Descola; Cuidadoria; The Professional Creative; Perestroika; Design Thinkers Academy; Moporã Play; Saibalá; Trampos.co; Escola do Caos; Fábrica de Criatividade; SingularityU Brazil; Creative Education Foundation; EspaçoNave; FIAP; The School of Life; UnlockOmelete; VRS Academy; Creative Education; Domestika; Faber-Castel; Sustentare – Escola de Negócios; YouPix; O Futuro das Coisas; Escola Nômade para Mentes Criativas; IED Edu e Curseria.

Sobre o criador do World Creativity Day

Lucas Foster é psicólogo, especialista em criatividade, além de empreender e investir na área de economia criativa. Fundou a Originals Network, holding de negócios criativos proprietária das empresas ProjectHub, LabCriativo e Originals Media House. Idealizou o Prêmio Brasil Criativo, consagrado como a premiação oficial da economia criativa brasileira e o World Creativity Day, iniciativa global que celebra a criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento sustentável.

Considerado um dos principais nomes por trás da economia criativa no Brasil, é também o responsável pela maior comunidade de incentivo à criatividade do país. Segue em busca de fazer crescer uma comunidade apaixonada pela inovação com iniciativas diversificadas, sempre conectadas pela criatividade e ousadia.

Programação: https://www.worldcreativityday.com/world/activities (filtrar por Cuiabá)

https://www.worldcreativityday.com/app/
para se inscrever, faz download e cadastro no app Dia da Criatividade

Serviço

O quê: Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)

Quando: 21 e 22 de abril

Onde: no YouTube e no aplicativo oficial WCD 2021

Contato com liderança local – World Creativity Organization Cuiabá:

Caroline dos Anjos Vaez – vaez.carolis@gmail.com +55 (65) 9 81284098

Informações para a imprensa – Oficina das Palavras:

Ricardo Ruas – ricardo.ruas@grupoodp.com.br + 55 (47) 9 9995-1846

World Creativity Day

www.worldcreativityday.com

www.instagram.com/worldcreativityday

www.youtube.com/c/WorldCreativityChannel

Conteúdo enviado por Oficina das Palavras – Inteligência em Comunicação e Conteúdo (ODP Comunicação LTDA Me, CNPJ 16.757.842/0001-22).