criativo da semana

O Quintal do Cerrado

Por Gláucia Vicentini

“Ô DE CASA!”

“Oi, podem entrar! Sejam bem vindos ao nosso quintal! Se aconcheguem que aqui tem muita história para contar.

Para iniciar, apresentamos Glaucia Vicentini, a idealizadora do Quintal do Cerrado, um projeto que visa inaugurar em Rondonópolis – MT, experiências brincantes que conectem criança e natureza num só espaço de sentir.

A ideia do Quintal surgiu então, da imersão da Glaucia no universo da maternidade. A urgência e o agora dos cuidados e sustento de um recém nascido trouxe também um olhar atento à necessidade urgente das crianças serem cidadãs do presente, e não um vir-a-ser quando crescer. A partir desse olhar, a sementinha do Quintal foi brotando.

Além de mãe e mulher, Glaucia é apaixonada pela dança e formada em Naturologia, que é uma ciência transdisciplinar focada na harmonia e saúde integral da relação de interagência do ser humano consigo, com o próximo e com o meio ambiente em que vive.

Glaucia é também instrutora de Yoga e especializada em Musicoterapia. Durante sua trajetória, se envolve em diversas alquimias terapêuticas e medicinas orientais para exercer uma Educação em saúde através do contato com o outro, “do tocar que nos aproxime da nossa consciência de ser e estar nesse mundo”, afirma ela.

E por falar de aproximação, o edital MT Criativo pela Lei de Emergência a Cultura e seu encontro com Dafne Uhde, fortaleceram as possibilidades de colocarem em prática a semeadura do Quintal do Cerrado.

Dafne é psicóloga por formação, atualmente atua na área clínica e cursa especialização em Análise Comportamental Clínica. Em paralelo com as formas de cuidado que a Psicologia oferece, Dafne é também desenhista. Apaixonada por poesia e cores, ela percebe como é fundamental para a saúde mental, a presença da arte no cotidiano das pessoas. De acordo com ela, em decorrência das variadas consequências desses tempos de pandemia, como os adoecimentos que vem acometendo as pessoas, essa necessidade da arte se tornou ainda mais gritante.

Nessa esteira, as duas defendem que o Quintal do Cerrado vem para promover uma experiência de sentidos e conexão saudável com o bioma Cerrado, de modo que crianças e seus cuidadores responsáveis possam: (1) interagir com a natureza, (2) resgatar a importância do brincar para o desenvolvimento psíquico e cognitivo, (3) cuidar de cada criança interior, ganhar consciência corporal, (4) vivenciar os valores de cidadania ambiental e (5) explorar conhecimentos que aumentem o bem estar e a qualidade de vida.

Realizado no espaço físico de uma escola em Rondonópolis, a proposta do Primeiro Quintal foi a realização de dinâmicas que aconteceram em quatro ambientes, com enfoque nos reinos mineral, vegetal, animal e hominal. Os ambientes foram compostos com recursos naturais do Cerrado, pela decoração criativa da artesã Adelita Sarkis. As dinâmicas contaram ainda com oficinas interativas conduzidas pela Glaucia, pelo instrutor de agrofloresta Johnn Lennon Sarkis e pelos artistas circenses Edivaldo Silveira e Jonatan Pontes. As crianças e cuidadores interagiram durante todo o tempo e saíram pedindo bis! hehe

A Educação em saúde, o Teatro interativo e a Antroposofia são as perspectivas que norteiam o arranjo que guiará as edições dos Quintais. Num ritmo itinerante e lúdico, a ideia é que o Quintal possa acontecer com diversos enfoques: contação de histórias, arte circense, pintura, teatro, dança, nutrição, música, ecologia, entre outros. Dessa maneira, ele pode contar também com a participação de profissionais da comunidade que atuem nessa mesma linha.

Parafraseando o poeta cuiabano Manoel de Barros, “nosso quintal é maior do que o mundo” e como o ditado popular diz, “uma andorinha só não faz verão,” não é mesmo?! Nesse sentido, muita gente vem fazendo parte da equipe, e para você conhecer um pouquinho mais, é só acessar o perfil no Instagram @oquintaldocerrado e acompanhar lá o conteúdo. No canal do youtube do Quintal, você pode assistir aos vídeos que em breve serão parte de documentários… é isso mesmo! Vem mais frutos do Quintal por aí.

Como podem ver, o Quintal segue compromissado na visão de que como somos seres biopsicossociais, o cuidado integral da nossa saúde é algo diário. Pode parecer clichê, mas é realmente como o cuidar das plantas de um quintal: se faz meticulosamente dia após dia, mexendo na terra, aguando as plantas, adubando com sentimentos, fazendo manutenções e mudanças e o que mais for necessário para preservar toda vida que pulsa.

Vale ressaltar, que um desses cuidados continuados é em relação ao Covid19, por isso segue as medidas de cuidado como o uso de máscaras adequadas, as higienizações, os distanciamentos e demais adequações para que possamos estar juntos em segurança vivendo nossos Quintais.

O Quintal está aí e convida vocês para experimentarem esse diferencial de potencial afetivo, vamos cultivar meios para além do automático? Vem pro Quintal!