Pular para o conteúdo

Criativo Da semana

Biblioteca Digital do Intensivismo

Por  Cristina Campos

No dia 20.06.2021, às 17h00, através dos canais Pixé, PPGEL-Unemal e Editora Carlini & Caniato, aconteceu a live de lançamento do Projeto Criação da Biblioteca Digital do Intensivismo, da professora e pesquisadora Cristina Campos, aprovado pelo Edital nº 07/2020/Secel/MT – MT Criativo, via Lei Aldir Blanc, de 2020.

O site hospeda periódicos, documentos e livros referentes ao Intensivismo, movimento literário de vanguarda internacional que aconteceu em Mato Grosso a partir do final dos anos 1940, do qual poucas pessoas têm conhecimento e de grande importância para a cultura do Estado. O material é de difícil acesso, pois se encontra disperso por acervos familiares e bibliotecas, por isso a pesquisadora o vem pacientemente coletando e digitalizando ao longo de muitos anos. Uma vez disponibilizado, fomentará a pesquisa acerca desta interessante face da produção literária do Modernismo no Estado.

O Intensivismo é Patrimônio Histórico Imaterial da Cuiabania desde 2009, através da Lei estadual nº 9.244.

Além do site, foram produzidos três folders destinados a professores do 3º ano do 2º grau, professores e alunos de Letras e da Pós-graduação em Estudos Literários e Cultura Mato-grossense. Eles trazem informações sobre o movimento, alguns manifestos assinados por Wlademir Dias Pino, além de poemas de tradicionais e jovens autores intensivistas. Funcionarão como tira-gosto, a fim de despertar o interesse pelo Intensivismo.

A live contou com os depoimentos do Prof. Dr. Mário Cezar Silva Leite, do escritor Ms. Eduardo Mahon e com a presença da produtora cultural Keiko Okamura.

O jovem poeta intensivista Juliano Lobato doou, para um participante da live que se cadastrar durante a entrevista, uma gema de esmeralda em formato de gota, incrustrada num poema visual de sua autoria impresso em 3D, “invólucro poético para um ser vivo em forma de mineral”.

 

SITE

www.intensivismo.com.br