Move_mt – Inscrições Prorrogadas

Governo de Mato Grosso e Oi Futuro prorrogam inscrições do Edital MOVE_MT voltado para iniciativas da economia criativa

Edital tem como objetivo promover o fortalecimento institucional de negócios e projetos de pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos  

 Inscrições ficarão abertas até 12 de agosto no site https://oifuturo.org.br/editais/  e somente para pessoas com projetos realizados no estado de Mato Grosso    

Rio de Janeiro, 05 de agosto de 2021 – A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e o Oi Futuro anunciam a prorrogação das inscrições para o Edital MOVE_MT, voltado para a aceleração de projetos e negócios criativos, de inovação e/ou impacto sociocultural. O programa prevê o fortalecimento institucional de até 30 iniciativas de economia criativa do estado de Mato Grosso, com 2.500 horas de formação e mentoria. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site https://oifuturo.org.br/editais/  até as 21h (horário de Brasília) do dia 12 de agosto.  

Podem participar iniciativas que atuem nos seguintes segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo).   

As iniciativas selecionadas passarão por formações coletivas e mentorias individuais com o objetivo de identificar, repensar e/ou estruturar seus processos de gestão e aplicar tecnologia no seu modelo de atuação, visando o desenvolvimento inovador e sustentável, de forma a ampliar o impacto sociocultural gerado. O ponto de partida serão reuniões de diagnóstico, em que cada acelerado vai elaborar um plano de ação para seu negócio ou projeto de impacto sociocultural.  

Além disso, o MOVE_MT dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem as metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro no Rio de Janeiro após a pandemia, para conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, que já acelerou mais de 80 negócios e organizações de impacto social desde 2017.  

O resultado do processo seletivo será divulgado pelo Oi Futuro e a Secel-MT, por e-mail, até o dia 30 de setembro, diretamente aos candidatos selecionados. No dia 1º de outubro, será publicada uma lista final no site do Oi Futuro.  

As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel-MT.  

   

Sobre o Oi Futuro   

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi para impacto social, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura e Inovação Social. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos e conectamos indivíduos, organizações e redes para a construção de um futuro mais potente, com mais inclusão e diversidade.    

Na Inovação Social, o Oi Futuro criou o Labora, laboratório dedicado à conexão e ao fortalecimento de empreendedores, negócios e organizações comprometidos com o impacto social. O Labora é um ambiente de aprendizagem, criação e articulação e oferece ciclos de aceleração para startups e organizações sociais selecionados por editais públicos, além de uma agenda contínua de mentorias, workshops, cursos, seminários e palestras para o público em geral. Desde 2017, foram 83 negócios e organizações acelerados, com cerca de 500 empreendedores impactados diretamente em seis ciclos de aceleração.   

Sobre a Secel-MT   

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é responsável por promover políticas públicas de fomento e democratização de acesso às manifestações culturais e esportivas em Mato Grosso.    

Com o Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa (MT Criativo), a pasta estadual busca fortalecer os setores criativos como uma estratégia de diversificação da matriz econômica mato-grossense. O programa lançado em 2015 já impactou direta e indiretamente aproximadamente 40 mil empreendedores criativos por meio de variadas ações, como a realização e apoio a encontros e eventos de network, editais públicos, palestras, oficinas, consultorias e feiras.  

documentos em anexo