Pular para o conteúdo

CRIATIVO DA SEMANA

Por Augusto César da Silva Campos Filho

Augusto César da Silva Campos Filho (Guto), 36 anos, Bacharel em Direito, servidor público, apaixonado por música, autodidata, leitor assíduo, pesquisador da educação infantil e seu universo.  Pai de uma doce e alegre menina de 2 anos chamada Cecília: amor que ilumina e o inspira a levar a educação musical para outras crianças.

No ano de 2020, criou o projeto Alfabeto Musical com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso e a colaboração de artistas de diversas áreas.

O Alfabeto Musical é composto por uma equipe de músicos, atores, atrizes, desenhistas, figurinista, professores de musicalização infantil, arranjador, ilustrador, roteirista, marionetistas, produtor audiovisual, produtor musical e redator.

Utilizando histórias, fantoches, desenhos, animações, brincadeiras e interações, o Alfabeto Musical tem como objetivo desenvolver de forma integral a musicalidade das crianças. Para isso, foram elaboradas atividades com perfil infantojuvenil no formato de vídeo, e-book e áudios, a fim de auxiliar pais e mediadores na educação musical infantil.

Por meio de vídeos explicativos e lúdicos, que misturam brincadeiras, músicas, histórias e fantoches, as crianças podem aprender sobre os elementos musicais de forma divertida e descomplicada.

Além das práticas demonstrativas de musicalização, foram elaborados diversos exercícios para fixação do aprendizado musical, de acordo com o nível e faixa etária de cada criança.

Com a participação de mais de 12 músicos de Mato Grosso, estão sendo produzidas em estúdio 25 releituras de músicas folclóricas e 14 músicas autorais.

O projeto pretende estimular a imaginação, a musicalidade e sensibilidade artística, possibilitando uma formação musical básica para pais e crianças.