Pular para o conteúdo

O que é Business Model canvas?

O BMC foi criado pelo suíço Alex Osterwalder, fruto de suas pesquisas e testes realizados para sua tese de doutorado, que teve contribuição de mais de duzentos consultores e empresários do mundo inteiro.

O modelo de negócios consiste em um quadro com nove blocos, que representam como a empresa pretende atuar e gerar valor aos clientes e esses blocos estão relacionados a quatro pilares:

  • como (infraestrutura);
  • o que (seu produto);
  • quem (clientes);
  • quanto (viabilidade financeira).

Canvas MT CRIATIVO

1 – Proposta de Valor

O primeiro passo para começar a preencher seu BMC é o bloco “Proposta de Valor” onde o “valor” se refere ao benefício, ou seja, definir em uma frase o principal benefício que sua empresa oferecerá aos seus clientes, marcando um diferencial com a concorrência.

2 – Segmento de Clientes

“Segmento de Clientes” onde será necessário definir o nicho de clientes que sua empresa pretende atingir, tentando desenvolver o negócio a partir da perspectiva deles.

3- Canais

“Canais” são os meios utilizados para estabelecer a comunicação, venda e distribuição do produto da empresa pro cliente.

4- Relacionamento

O relacionamento serão as estratégias utilizadas para conquistar a fidelidade de seus clientes, retendo-os e impedindo que troquem sua empresa pela concorrência.

5- Fontes de Renda

As “Fontes de Renda” são as maneiras em que seus clientes pagarão pelos serviços oferecidos (assinatura, aluguel, venda direta….) Negócios como restaurantes podem definir se a comida será paga por quilo, tempo de permanência. Hotéis podem cobrar por diária ou assinatura…

6- Recursos Chave

Recursos chave são os recursos fundamentais para o funcionamento da empresa. Esses recursos podem ser tanto ativos (maquinaria) quando intelectuais (setores como RH)

7- Atividades Chave

Relacionado ao bloco anterior, essas são as atividades fundamentais que sua empresa precisa para manter-se ativa. (Produção de itens, manutenção de plataformas, desenvolvimento de produtos…)

8 – Parcerias Chave

Parcerias Chave se refere principalmente aos fornecedores. Qualquer matéria ou serviço vindo de outra empresa que seja fundamental para o funcionamento do negócio.

9- Estrutura de Custo

Tudo que será gasto para a operacionalização da empresa (recursos, atividades, parcerias)

Entender quais passos devem ser tomados para compor o seu negócio é fundamental para evitar fracassos e falhas, e com esse passo a passo fica mais fácil estabelecer a estrutura do seu negócio em uma só folha.

Gostou? Compartilhe esse artigo com seus amigos empreendedores e siga-nos em nossas redes sociais!