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SECEL publica seis editais com recursos de R$ 26 milhões da Política Nacional Aldir Blanc

Ao todo serão 11 seleções públicas para atender diversas áreas culturais do Estado, conheça os editais do MT Criativo e veja como participar.

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) publicou seis editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Ciclo I nesta semana. Ao todo serão 11 seleções públicas com investimentos de aproximadamente R$ 26 milhões para atender diversas áreas culturais do Estado.

“Os editais têm como objetivo estimular as ações e projetos culturais, garantindo o financiamento, a manutenção de espaços e de iniciativas artísticas culturais no Estado. Queremos fazer com o que os agentes culturais se sintam cada vez mais valorizados e reconhecidos, assim como evidenciar a importância cultural de Mato Grosso”, ressalta o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura.

O mesmo também é ressaltado pela superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Alessandra Keiko Okamura. “A Política Nacional Aldir Blanc veio como proposta de política de desenvolvimento da cultura e da economia criativa, e que aliada aos investimentos do Estado, irá criar possibilidades de desenvolvimento e crescimento do setor”, diz. 

Sobre o PNAB – a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) foi Instituída pela Lei nº 14.399/2022, tendo caráter permanente e descentralizado. Durante cinco anos, contando de 2023, a União destinará, anualmente, recursos para o fomento à cultura em todos os Estados, municípios e Distrito Federal.  
Os recursos serão repassados aos trabalhadores da cultura selecionados nos editais por meio dos entes federativos. Para elaborar o plano de ação e respectivos editais da PNAB, a Secel contou com a participação social por meio de consultas públicas.

Confira os editais lançados pelo MT Criativo:

EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 17/2024/SECEL/MT CRIATIVO EDIÇÃO PNAB CICLO I – O edital tem investimento total de R$ 4.500.000,00 e contemplará 53 projetos, em projetos de empreendimentos relacionadas ao mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais. Entre os objetivos está o de apoiar a criação e o desenvolvimento de produtos ou serviços de economia criativa a partir de dinâmicas culturais, sociais e econômicas, buscando desenvolver a Economia Criativa do Estado. Conheça as categorias do Edital:

1- NEGÓCIO CRIATIVO E/OU SOCIOCULTURAL:

 

SUBCATEGORIAS

 

01: SEMENTE CRIATIVA – valor por projeto R$ 35.000,00 (30  projetos selecionados

 

02: CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL – valor por projeto R$ 100.000,00 (15 projetos selecionados

 

03: MATURIDADE EMPRESARIAL – valor por projeto R$ 150.000,00 (03 projetos selecionados)

 

2- LABORATÓRIO DE ECONOMIA CRIATIVA – projetos para a criação e execução de metodologias de formação teórica e prática em Economia Criativa, abrangendo áreas técnicas, gestão, comunicação, entre outras. As ações de formação poderão ser realizadas presencialmente ou online (síncrono e/ou assíncrono) e incluir consultorias e capacitações para as equipes dos projetos – valor por projeto R$ 300.000,00 (05 projetos selecionados)

 

Período de inscrição: 13/01 a 12/02/2025[AKGO1] 

 

 

 

2- EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 23/2024/SECEL/MT- CINEMOTION AUDIOVISUAL EDIÇÃO PNAB CICLO I – O Edital tem um total de investimento de R$

R$ 1.400.000,00 e contemplará 23 projetos em projetos de games e cineclubes impulsionando áreas diversas da cadeia produtiva do audiovisual como a ampliação do mercado com a proposta produção de jogos eletrônicos e de difusão da produção audiovisual de Mato Grosso por meio das atividades cineclubistas.

 

1- GAMES: esta categoria tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de jogos eletrônicos para consoles, computadores e dispositivos móveis, tem por meta impulsionar o mercado de games em Mato Grosso, dentro do segmento do audiovisual. 

SUBCATEGORIAS:

 

1- DEMO JOGÁVEL – valor por projeto R$ 50.000,000 (10 projetos selecionados

 

2 – JOGO COMPLETO – valor por projeto R$ 100.000,00 (05 projetos selecionados)

 

2-CINECLUBE: esta categoria tem por objetivo, impulsionar os cineclubes de Mato Grosso, promovendo o desenvolvimento e a manutenção de atividades de exibição audiovisual, como uma janela importante para a exibição da produção audiovisual, priorizando obras mato-grossenses – valor por projeto 

R$ 50.000,00 (08 projetos selecionados)

 

Período de inscrição: 13/01 a 12/02/2025 [AKGO2] 

 

 

Ao todo, os Editais do MT Criativo irão impactar 76 projetos, o objetivo dos editais é de promover o desenvolvimento do setor da Economia Criativa promovendo o desenvolvimento econômico do setor cultural e além de outras aspectos importantes como a sustentabilidade trazendo impacto econômico e social ao setor.

 

Fique de olho em nossas redes sociais, estaremos publicando conteúdo para auxiliar os trabalhadores da cultura a acessar os nossos editais, participe, divulgue e compartilhe para promover e ampliar o acesso de todos.

 

Iremos deixar aqui pra vocês uma cartilha de orientação geral dos editais falando das principais regras e mudanças nos novos editais. Para qualquer dúvida ou informação, acesse os canis de atendimento informados nos editais.

Por Alessandra Keiko Galvao Okamura