Pular para o conteúdo

“Mundos Sobrepostos”: arte imersiva celebra a criatividade em Cuiabá

Durante a Semana Mundial da Criatividade, o MT Criativo destaca a exposição “Mundos Sobrepostos”, do artista rondonopolitano Luis Badaró, em cartaz na Galeria Lava Pés. A mostra propõe uma experiência sensorial e reflexiva, conectando o público à potência da imaginação, da arte e da economia criativa. A data — celebrada globalmente em abril — valoriza a criatividade como força de transformação social, cultural e econômica. E “Mundos Sobrepostos” materializa esse espírito ao convidar o público a explorar novos universos através da arte.

Uma exposição que traduz a força da imaginação

Com obras vibrantes, formas fluídas e atmosfera cósmica, a exposição cria uma imersão em camadas subjetivas e visuais que estimulam o olhar e os sentidos. Luis Badaró constrói um universo próprio, em que diferentes inspirações — da ficção científica às questões existenciais — ganham corpo e cor. 
A proposta é oferecer uma experiência artística que vai além da contemplação: é sobre vivenciar a arte como parte ativa do cotidiano, despertando emoções, memórias e possibilidades.
 

Economia criativa em movimento

Além do seu valor artístico, a exposição é também um exemplo do impacto positivo da economia criativa. Ao movimentar espaços culturais, incentivar o protagonismo de artistas locais e gerar experiências inovadoras, “Mundos Sobrepostos” mostra como a arte pode ser também um motor de desenvolvimento.
 

Entrevista com o artista Luis Badaró

MT Criativo: Fale um pouco sobre sua exposição e de onde vêm as suas inspirações.

Luis Badaró: “Essa exposição é a realização de um desejo antigo que eu tenho: criar um universo totalmente meu, algo inédito. A ideia é proporcionar uma experiência imersiva, em que o espectador entre em um lugar que não existe — e eu consegui construir isso ao longo do último mês, enquanto desenvolvia esse universo.
Minhas inspirações são muitas: desde ficção científica até questões existenciais, passando por toda essa temática cósmica. Eu faço uma mistura disso tudo na minha cabeça e traduzo em forma de pintura.”

MT Criativo: Você se considera um artista empreendedor?
Luis Badaró: “Não, na verdade, eu não me vejo com essa classificação. É claro que a gente trabalha com dinheiro — como qualquer outra profissão — mas o meu foco está sempre na arte, acima de tudo.”

Visite e vivencie

  • Exposição: Mundos Sobrepostos

  • Artista: Luis Badaró

  • Curadora e Produtora: Jaqueline Pessôa

  • Local: Galeria Lava Pés – Cuiabá (MT)

  • Período: Até 10 de setembro de 2025

  • Entrada: Gratuita

 
por Marcos Vinícius Pinheiro