Pular para o conteúdo

CRIATIVO DA SEMANA

Criativo da Semana: Feira do Vinil e Criatividade valoriza memória musical e fortalece o setor cultural em Mato Grosso

Com apoio da Secel, projeto realizado pelo casal Priscila Leventi e Max Amorim mostra como a economia criativa pode unir paixão, identidade e geração de renda
Ana Clara Xavier |MT Criativo
Priscila Leventi e Max Amorim em sua loja “Tchá por Discos” - Divulgação
Priscila Leventi e Max Amorim em sua loja “Tchá por Discos” - Divulgação

Com dez anos de história, a Feira do Vinil e Criatividade é uma das mais expressivas iniciativas culturais independentes de Mato Grosso. Criada pelo casal Priscila e Max, também fundadores da loja Tchá por Discos, o projeto foi contemplado no edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa/Solidária, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

 

A história do vinil

O disco de vinil marcou gerações desde sua criação nos anos 1940, e até hoje carrega um valor simbólico que vai além da música: ele representa memória, estética e cultura. A Feira do Vinil e Criatividades resgata essa conexão com o passado e transforma em experiência coletiva e oportunidade de negócio criativo. Com o apoio da SECEL, a feira fortalece a valorização da cultura musical, impulsiona empreendedores locais e reafirma a importância de iniciativas que unem tradição, inovação e economia criativa.

Sobre a Feira
Criada em 2015, a feira surgiu como uma forma de Max Amorim compartilhar sua paixão por vinis, herdada da família. Desde então, o evento se consolidou como ponto de encontro para colecionadores, empreendedores criativos, músicos e apreciadores da cultura.

 

O que a feira oferece:

  • Discos de vinil raros e garimpados

  • Produtos criativos e artesanais

  • Workshops e rodas de conversa

  • Expositores e artistas locais

  • Espaço de valorização da memória musical e da produção independente

Apoio da Secel e impacto do edital

Priscila destaca a importância do fomento público para a realização da feira:

“É de extrema importância esse apoio do MT Criativo, que fez com que o edital chegasse até nós, produtores culturais. A diferença entre as edições antes e depois do edital, foi visível: conseguimos mais visibilidade e trouxemos a história da fábrica Vinil Brasil para Mato Grosso. Não reunimos apenas economia criativa, mas também música e cultura.”

O edital MT Criativo – Feiras de Economia Criativa/Solidária destinou um total de R$2 milhões para iniciativas em diferentes regiões do estado. A feira de vinil integra uma lista que inclui projetos de feiras de empreendedores indígenas, quilombolas, ribeirinhos, feiras sustentáveis e iniciativas de diversos segmentos criativos.

Dica para quem quer empreender com criatividade

Max e Priscila compartilharam conselhos para quem deseja viver da arte e da economia criativa:

“A dica que podemos dar é: não desista. Sempre haverá opiniões negativas, mas é dessas críticas que a gente tira força para seguir em frente.” — Max

“Acredite no seu produto e naquilo que você faz. Isso te dá motivação para evoluir. Sempre que tiver uma oportunidade como uma feira ou evento, procure o MT Criativo. Eles podem te ajudar a enxergar seu projeto como um negócio possível.” — Priscila

Valorizando o setor criativo mato-grossense

A feira é um exemplo de como o incentivo público pode transformar iniciativas independentes em ações de grande impacto cultural e econômico. Por meio do MT Criativo, a Secel-MT reafirma seu compromisso com o fortalecimento e desenvolvimento da economia criativa no estado, garantindo visibilidade, estrutura e oportunidade para quem vive da arte.

 

Conheça nossos empreendedores criativos:

Tchá por discos: @tchapordiscos

Feira do Vinil e Criatividades: @feiradovinilmt