Pular para o conteúdo

DOEMT

Plataforma DoeMT é lançada em Cuiabá com sete instituições e impulsiona a cultura de doação em Mato Grosso

Startup mato-grossense conecta doadores a organizações sociais e reforça a transparência e atuação do Terceiro Setor no estado.
Ana Clara Xavier | MT Criativo
DoeMT - Instagram

Em Mato Grosso, o terceiro setor tem sido um dos grandes pilares no atendimento de demandas sociais que o Estado não consegue suprir sozinho. Apesar disso, um desafio persiste há anos: como captar recursos de forma constante, transparente e sustentável? Hoje, segundo o Mapa das OSCs do IPEA, Mato Grosso possui mais de 4 mil organizações cadastradas, muitas delas atuando com orçamento limitado e grande dificuldade para alcançar doadores

Pensando nessa realidade, o Instituto Casarão das Artes desenvolveu a plataforma DoeMT, uma startup criada para conectar doadores pessoa física a Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) de maneira prática, segura e com foco total no impacto social.

A iniciativa surge como resposta a uma necessidade real do estado. Hoje, segundo o Mapa das OSCs do IPEA, Mato Grosso possui mais de 4 mil organizações cadastradas, muitas delas atuando com orçamento limitado e grande dificuldade para alcançar doadores. O DoeMT chega exatamente para reduzir essa distância e fortalecer a cultura de doação entre os mato-grossenses.

 

Uma plataforma criada por mato-grossenses, para mato-grossenses

Idealizado pelo produtor cultural Vini Hoffmann, o DoeMT funciona como uma vitrine digital de instituições que precisam de apoio. O processo é simples: o doador acessa a plataforma, escolhe uma das OSCs cadastradas e realiza a contribuição diretamente pelo sistema, que utiliza uma tecnologia de criptografia segura para garantir que o valor chegue à instituição escolhida.

O site oficial já pode ser acessado em: https://doeemt.com.br/instituicoes.

Durante o lançamento, os representantes das instituições cadastradas na primeira etapa conheceram o funcionamento detalhado da plataforma. A estrutura do site possibilita que a pessoa interessada em doar conheça um pouco mais de cada Instituição, sua atuação, e a transparência nos trabalhos realizados, escolhendo assim a melhor destinação dos recursos. As doações variam de R$5,00 a R$100,00 e podem ser feitas via Pix ou cartão de crédito.

Além da segurança, o projeto conta com o Sicredi Ouro Verde MT como parceiro oficial. O programador do DoeMT, Antônio Carlos, assegura que a plataforma é totalmente segura e transparente, explicando que um relatório das doações é criado e apresentado para as Instituições beneficiadas.

A Plataforma foi construída como uma startup, por meio de emenda parlamentar do Deputado Estadual Valdir Barranco, repassada para a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Economia Criativa e Responsabilidade Social em pauta

O evento de lançamento reuniu instituições cadastradas, a equipe do projeto, representantes do Sicredi e apoiadores.

Participou do lançamento a Superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel-MT, Keiko Okamura, que reforçou o papel da inovação no setor.

“A economia criativa pode potencializar as doações, gerar renda nas pontas e fortalecer os projetos culturais e sociais”, destacou Keiko Okamura, mostrando como a tecnologia do DoeMT se alinha à visão de desenvolvimento econômico sustentável e socialmente engajado do estado.

Também presente, Ana Elisa Lucialdo, especialista em ESG (práticas de governança) em Mato Grosso, contribuiu com reflexões importantes sobre responsabilidade social, sustentabilidade e impacto positivo nos territórios. A Gerente da Agência Sicredi Pedra 90, Vanuza de Souza, destacou a importância das parcerias para a execução de projetos de tamanha relevância social.

Selo de Credibilidade e Corrente do Bem

O DoeMT será também uma espécie de selo de credibilidade. Na fase de cadastro, todas as organizações selecionadas passaram por uma avaliação criteriosa.

Neste lançamento, as sete organizações aptas a receber doações são:

  • Instituto Stimulus
  • Obras Sociais Rafael Verlangieri
  • Centro de Promoções humanas Bom Pastor
  • Instituto Sou 10
  • Associação Espírita Esperança
  • Obra Kolping Morada da Serra
  • Instituto Casarão das Artes

As organizações já cadastradas receberam suporte para a alimentação do seu painel, com fotos, vídeos e textos. A ideia é que cada uma delas se organize para que o fluxo de informação seja constante.

Segundo Naine Terena, assessora de comunicação para o terceiro setor, que esteve no evento, “A comunicação é o tempero dessa iniciativa”. Ela estimulou as Instituições a se organizarem de maneira coletiva para divulgar a Plataforma e, nesse contexto, cada organização tem como tarefa levar ao maior número de pessoas as informações sobre o DoeMT e sensibilizar as pessoas a engajarem na cultura de doação, fortalecendo assim, as iniciativas que já existem e se dedicam ao bem maior.

Um avanço importante para o terceiro setor em Mato Grosso

A criação e o lançamento do DoeMT reforçam o quanto a inovação e a tecnologia podem atuar como instrumentos de transformação social. Em um estado onde tantas instituições realizam trabalhos essenciais, uma plataforma que fortalece a transparência, amplia a visibilidade e facilita o acesso às doações representa um avanço significativo.

A consolidação de uma cultura de doação fortalece comunidades, impulsiona projetos e abre espaço para que mais pessoas se envolvam na construção de um Mato Grosso mais justo e solidário.

 

Para tirar dúvidas ou receber mais informações:

(Com informações da Assessoria)