mato grosso criativo

Um pouco sobre nós

Wallace Ferraz

Economia Criativa

O Termo, como conceito, foi definido pelo professor inglês, John Howkins, em seu livro The Creative Economy, que considera como “atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”.

Todo tipo de negócio gerado a partir da criatividade, é parte desse novo formato de economia. A idéia é de que a Economia Criativa está diretamente ligada às nossas necessidades, quando novas demandas pedem novas soluções, ela passa a ter um papel fundamental ofertando recursos inovadores pautados sempre na criatividade e na inovação, fazendo com que a economia, e os ciclos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços, que com a criatividade, sejam capazes de criar algo novo ou transformar algo que já existe.

A Economia Criativa abrange quatro áreas: consumo, mídias, cultura e tecnologia. São negócios nos mais diversos segmentos que se agrupam nessas categorias e se identificam com os movimentos e tendências da inovação e da criatividade. Os bens e serviços comercializados, em geral, têm um valor intangível, baseado na venda de experiências, propondo aos consumidores uma nova relação com os produtos. Gera emprego, renda e produz receita de exportação, promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano.

12068863_919635034773106_3886885179696067689_o
11930775_919634834773126_4054638050607988816_o
Seminário de comunicação (11)
36329537_2036534756416456_6003352733405413376_o

O Mato Grosso Criativo

O setor da Economia Criativa de Mato Grosso tem um grande potencial, mas que precisa ser desenvolvido. Parte importante deste desenvolvimento é a criação de uma política pública específica para o setor, ampliando o alcance aos municípios, com ações que contemple a diversidade através de ações afirmativas, a ampliação ao acesso de públicos a cultura, bens e serviços, ações que contemple a transversalidade, a ampliação de geração de emprego e renda nos setores criativos, formação e qualificação profissional, fomento a empreendedores criativos, identificação e desenvolvimento dos territórios criativos, pesquisa para criação de dados e informações, formação de redes, inovação e tecnologia e a criação de marco regulatório para a economia criativa. Além disso, a criação de uma rede de ações que promovam o desenvolvimento econômico e social dos setores e empreendedores criativos.

A partir deste contexto e do conceito de Economia Criativa foi criado o Programa Mato Grosso Criativo, que nasceu a partir de um entendimento da necessidade de fortalecer os setores criativos como uma estratégia de diversificação da matriz econômica mato-grossense, articulando a cadeia de criativa, ampliando as oportunidades de negócios, para promover e desenvolver o setor da Economia Criativa no Estado, contemplando toda a cadeia produtiva e seus processos desde a criação, produção e distribuição de produtos e serviços, tornando – se um programa estratégico e que promoverá o desenvolvimento e o fortalecimento da Economia Criativa de Mato Grosso como um todo e que contemple os princípios da criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para promoção e o fomento dos segmentos e territórios criativos e assim gerar emprego e renda.

Mato Grosso Criativo é um Programa Intersetorial de Governo que articula ações de cinco Secretarias de Estado com o objetivo de criar política, diretrizes e ações para o desenvolvimento da economia criativa no território mato-grossense.

Fazem parte do programa as Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Educação (Seduc).

Criativo da Semana

  • Rafael é Mercadólogo, empreendedor nato e tem 33 anos, nasceu na Rua 24 de outubro. Atuou nos últimos 15 anos em 3 marcas gigantes do mercado e recentemente deixou o… Continue a ler »Criativo: Rafael silveira

Cadastro de Empreendedores Criativos

Faça parte da nossa rede de Networking, cadastre-se