O Mato Grosso Criativo
O Programa Mato Grosso Criativo nasceu a partir de um entendimento da necessidade de fortalecer os setores criativos como uma estratégia de diversificação da matriz econômica mato-grossense. A concepção foi articular a cadeia de criativa, ampliando as oportunidades de negócios, para promover e desenvolver o setor da Economia Criativa no Estado, contemplando toda a cadeia produtiva e seus processos desde a criação, produção e distribuição de produtos e serviços.
É um programa estratégico e que busca promover o desenvolvimento e o fortalecimento da Economia Criativa de Mato Grosso como um todo e que contemple os princípios da criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social para promoção e o fomento dos segmentos e territórios criativos e assim gerar emprego e renda.
Considerado um Programa Intersetorial de Governo, articula ações de cinco Secretarias de Estado com o objetivo de criar política, diretrizes e ações para o desenvolvimento da economia criativa no território mato-grossense.
Fazem parte do programa as Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Educação (Seduc).
O setor em Mato Grosso
O setor da Economia Criativa de Mato Grosso tem um grande potencial, mas que precisa ser desenvolvido. Parte importante deste desenvolvimento é a criação de uma política pública específica para o setor, ampliando o alcance aos municípios, com ações que contemple a diversidade através de ações afirmativas, a ampliação ao acesso de públicos a cultura, bens e serviços, ações que contemple a transversalidade, a ampliação de geração de emprego e renda nos setores criativos, formação e qualificação profissional, fomento a empreendedores criativos, identificação e desenvolvimento dos territórios criativos, pesquisa para criação de dados e informações, formação de redes, inovação e tecnologia e a criação de marco regulatório para a economia criativa. Além disso, a criação de uma rede de ações que promovam o desenvolvimento econômico e social dos setores e empreendedores criativos.


